8.22.2003

MORTE - post circunstancial desenvolvido após uma longa conversa na frente da praia

Vocês já tiveram vontade de se matar pra ver quem se importaria de verdade?

Verdade é que, sim, é foda quando alguém morre. É estranho alguém, que pensava e vivia há pouco tempo, não existir mais. O fato dessa pessoa ter ocupado - de alguma maneira, por alguns instantes, em algum momento de algum dia - o seu pensamento, dela já ter estado conversando com você, não importa o que - se um simples "oi" ou uma longa conversa de horas - já transforma sua morte numa ausência estranhamente inexplicável. A morte é uma parada indecifrável. Esse ano morreram algumas pessoas com quem eu tive muito contato, outras com quem eu tive menos, e outras que estavam muito presentes na vida de amigos meus. E, em todos os casos, ela é difícil de se lidar. Tudo isso me fez pensar muito nesse assunto. E, respondendo à pergunta inicial, eu já pensei várias vezes "se eu morresse, acho que não faria tanta falta. Seria legal tentar ver se isso é verdade". É e não é. A partir do momento em que você existe, você já faz parte da vida de muita gente - que, obviamente, se tornaria diferente com a sua ausência, para algumas pessoas mais e outras menos. Mas também, é ilusão - e egocentrismo - achar que alguém iria carregar eternamente a sua morte pela vida afora - as pessoas vivem e não somente em função de uma pessoa.

Portanto, foda-se e não pensemos nisso. Até porque isso existe, independente do nosso pensamento.


No comments: